Fusão Nuclear - Histórico
Fusão Nuclear
Histórico


Muitas pessoas dizem que o sol é uma bola de fogo. O que estará queimando lá, então? Na verdade nada está queimando. No sol, bem como em outras estrelas, está ocorrendo um processo denominado "fusão nuclear".

 
Fusão Nuclear é a união de núcleos pequenos formando núcleos maiores e liberando uma quantidade muito grande de energia.

Para ocorrer fusão nuclear é necessária uma temperatura muito elevada, pelo menos da ordem de 10 milhões de graus Celsius. O sol é uma imensa bola de hidrogênio onde a temperatura é suficiente para que ocorra a fusão de átomos de hidrogênio, formando átomos mais pesados e liberando a energia que chega até nós na forma de luz e calor. Uma das reações que acontecem no sol é: "quando um átomo de deutério se funde com um átomo de trítio, forma um átomo de hélio e libera grande quantidade de energia."

A energia liberada na reação de fusão é bem maior que na fissão nuclear. Aproveitar a energia da fusão nuclear em usinas seria extremamente vantajoso, pois o hidrogênio pode ser obtido a partir da água do mar a baixo custo, o rendimento energético da fusão é alto e o lixo resultante é bem menos perigoso que o lixo da fissão, contendo apenas um nuclídeo radioativo, o trítio.

 


 

 

 

         

 

Fusão Nuclear
Voltar ao menu Fusão Nuclear

 

Fusão Nuclear desafia cientistas