Benefícios da Energia Nuclear
Aplicação
Benefícios


 

Infelizmente são pouco divulgados os grandes benefícios da energia nuclear.
A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais. A medicina, a pesquisa, a indústria, particularmente a farmacêutica, e a agricultura são as áreas mais beneficiadas.

Os isótopos radioativos ou radioisótopos, devido à propriedade de emitir radiações, têm vários usos. As radiações podem atravessar a matéria ou ser absorvidas por ela; isso possibilita múltiplas aplicações. Mesmo em quantidades cuja massa não pode ser determinada pelos métodos químicos, a radiação emitida por eles pode ser detectada. A propriedade de penetração das radiações na matéria possibilita identificar a presença de um radioisótopo em determinado local.

Pela absorção da energia das radiações (em forma de calor) células ou pequenos organismos podem ser destruídos. Essa propriedade, que normalmente é inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu benefício, quando empregada para destruir células ou microorganismos nocivos.


Traçadores Radioativos

As radiações emitidas por radioisótopos podem atravessar a matéria e, dependendo da energia que possuam, são percebidas onde estiverem, através de aparelhos apropriados, denominados detectores de radiação. Dessa forma, o deslocamento de um radioisótopo pode ser acompanhado e seu percurso ou caminho ser traçado num mapa do local. Por esse motivo, recebe o nome de traçador radioativo.

 
Por definição, traçadores radioativos são radioisótopos que, usados em "pequeníssimas" quantidades, podem ser "acompanhados" por detectores de radiação.

 

 

       

 

Aplicação Nuclear
Voltar ao menu aplicações da energia nuclear

 

Datação do Carbono - 14

 

Raios - X

 

Irradiação de alimentos

 

Meio ambiente

 

Radioisótopos na medicina

 

Medicina Nuclear

 

Radioterapia

 

Braquiterapia

 

Gamagrafia e Medidores de Níveis

 

Esterilização